terça-feira, 20 de outubro de 2015

O que é o CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL-CCBB?

Os Centros Culturais Banco do Brasil ou CCBBs são redes de espaços multidisciplinares, geridos e mantidos pelo Banco do Brasil, com programação regular e gratuita durante 6 dias por semana, compreendendo: artes cênicas (teatro), cinema, salas de exposições(nacionais e internacionais), música, livraria/loja, café, palestras e seminários.Os CCBBs existem há 26 anos, com mais de 74 milhões de visitantes, mais de 3.600 projetos e 12.000 eventos realizados. O primeiro CCBB foi o do Rio de janeiro (1989), seguido por Brasília (2000), São Paulo (2001) e, por último, Belo Horizonte ( 2011).Segundo o Art Newspaper (abril/2014), o CCBB/RJ é o centro cultural/museu mais visitado do Brasil e um dos principais do mundo, ocupando a 17º no ranking mundial; estando o CCBB/Brasília em 3º lugar, o CCBB/SP em 5º e CCBB/BH em 6º lugar.
Devemos destacar que o CCBB é um dos poucos Centros Culturais/Museus do Brasil aptos a receber grandes exposições internacionais, como as que já recebeu. Citamos algumas: Salvador Dalí; Picasso, Andy Warhol, Basquiat, Roy Lichtenstein; Miró; “Francis Ford Coppola: O cronista da América"; “Picasso e a Modernidade Espanhola”; Kandinsky. E, o que é mais importante, gratuitas!
Indiscutivelmente, a instalação de um CCBB no RN constituiria um diferencial cultural e turístico imenso, especialmente em relação aos outros estados do nordeste, e também um novo equipamento turístico, capaz de polarizar a vida cultural do NE e Norte aqui no nosso Estado, incrementando o turismo regional. E como conseqüência natural, traria grandes benefícios econômicos para o Estado e o fortalecimento da nossa natural vocação natural, que é e será sempre o turismo.
A vinda do CCBB para o Estado traria uma melhor qualidade de vida ao povo potiguar, ao permitir a todos o acesso à cultura – direito constitucional. Precisamos da arte para alimentar a alma, pois é esta que nos humaniza.


Fonte: https://www.facebook.com/marjorie.madruga.54?fref=nf

Nenhum comentário:

Postar um comentário