quinta-feira, 21 de março de 2013

Um modelo para as jovenzinhas japonesas

O cristianismo é a religião de Cristo. E Cristo nos é apresentado por Maria. Que um adulto não cristão ou uma criancinha batizada procurem conhecer Jesus, um ou outro encontrarão, inicialmente, o que os anjos do Natal indicaram aos pastores: um recém-nascido nos braços de sua mãe. O espetáculo mais reconfortante – o que temer de uma criancinha? – o mais amável, não só porque evoca a inocência e a graça, mas evoca, sobretudo, o sentimento mais forte e mais puro que seja acessível ao coração humano; o amor maternal.

"Mamãe" é normalmente a primeira palavra formulada pelo bebê e, às vezes, a última palavra de um moribundo e, tem sido ouvida no campo de batalha, assim como nos momentos finais da agonia dos idosos. Purificado pelo cristianismo, o amor materno atinge seu ponto culminante. (...)

Alguns anos atrás, um professor – não cristão – da Universidade de Kyoto, no Japão, fez algumas conferências através do rádio, em que falava para os jovens japoneses sobre “a Virgem dos Cristãos":

"A pureza, dizia ele, não é uma ficção. Ela foi realizada em sua perfeição pela Mãe de Cristo, que os Cristãos gostam de chamar a ‘Virgem das virgens’. Nossas jovens estão preparadas para se tornarem boas esposas e boas mães. Aqui, igualmente, a Madona cristã, a Mãe de Deus, é para elas o modelo mais perfeito. A imitação de santa Maria fará muito mais para a educação de nossas jovens do que os exemplos heróicos de qualquer uma das mulheres famosas de nossos anais nacionais.”

Original: http://www.mariedenazareth.com/8448.0.html?&no_cache=1&L=12&tx_ttnews%5Btt_news%5D=16971&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+Mariedenazareth-Br-UmMinutoComMaria+%28MarieDeNazareth+%28Br%29+-+Um+minuto+com+Maria%29&utm_content=FeedBurner
 
 
Alphonse de Parvillez, S. J.
Maria na pastoral
in Maria – Estudos sobre a Virgem Maria - sob a direção de Hubert du Manoir, s. j. - Volume VI, 1961

Nenhum comentário:

Postar um comentário