Caríssimos irmãos e irmãs.
Desejamos uma abençoada quaresma a todos os diocesanos e que Deus os abençoe agora e sempre!
Dom Matias Patricio de Macedo - Arcebispo Metropolitano
Fonte: Jornal A Ordem da Arquidiocese de Natal
Desde o último dia 09 de março, quarta-feira de cinzas, estamos vivenciando o tempo da Quaresma. Permaneceremos quarenta dias preparando-nos para a Páscoa. Durante o período reservamos um tempo maior para a reflexão, a conversão, a reaproximação de Deus, a partir da sua Palavra, na prática do jejum, da penitência, da esmola, da caridade, buscando renovar a vida sacramental, principalmente a confissão. Somos convidados a ouvir a mensagem do evangelho e a refletir sobre seus ensinamentos e o jeito de vivenciá-lo. Realmente estou vivendo segundo a Palavra de Deus? A minha vida tem correspondido àquilo que Deus deseja? Em que posso melhorar? Na resposta a estas perguntas, devemos recomeçar a caminhada para Deus, intensificando a oração, a leitura bíblica, a caridade, buscando ser uma pessoa melhor na vivência da fé, na participação da comunidade e na construção da justiça e da fraternidade para a edificação do Reino de Deus numa sociedade transformada pelo amor.
A Igreja nos conduz nesta caminhada de conversão quaresmal: a liturgia, com suas vestes roxas, a ausência de flores nos altares, seus cânticos e atos penitenciais, as vias sacras, caminhadas, jejuns, tudo nos fala de conversão, revisão de vida, renovação da fé. Como esta conversão não pode ser somente pessoal, mas também comunitária, temos a Campanha da Fraternidade, que, todos os anos, apresenta um tema de reflexão, que precisa ser assumido e debatido em todas as nossas comunidades, grupos e movimentos. Neste ano, estamos sendo interpelados para a conversão na condução do nosso relacionamento com o planeta. O homem deve retomar o seu lugar de “parceiro de Deus” e não de “adversário”. A grande conversão para esta quaresma é a mudança de mentalidade na defesa da vida do planeta. Precisamos assumir uma nova postura ecológica de preservação da natureza e da vida em todas as suas dimensões.
Na Bíblia há vários períodos de quarenta dias que antecedem fatos importantes e que vão preparando o povo para algo que vai acontecer: Quarenta dias do dilúvio, de Moisés e Elias na montanha, de Jesus no deserto antes de começar sua vida pública. Poderíamos dizer que os quarenta dias da quaresma são um “grande retiro espiritual” que prepara os cristãos para acolher o Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. A conversão quaresmal é a preparação do coração dos homens para este grande acontecimento pascal.
Desejamos uma abençoada quaresma a todos os diocesanos e que Deus os abençoe agora e sempre!
Dom Matias Patricio de Macedo - Arcebispo Metropolitano
Fonte: Jornal A Ordem da Arquidiocese de Natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário